Depois de chuva, vento e enchente (de provas também), retomo meu espaço para impressões pessoais registradas para arquivo de minha biografia e aos visitantes queridos (conhecidos ou não).
A aula de hoje tomou um viés surpreendente.
O que normalmente vinha formatado, sob medida, planejado em tudo, inclusive nas suas pausas milimétricas; tomou gosto pelo pragmático.
A aula de D. Civil desta noite, talvez pela pouca platéia, talvez pela atenta e sedenta platéia, conseguiu nos fazer aprender sobre o artigo 5 e seus incisos do CC, de modo inovador. Tal logo o aspecto teórico infiltrou na mente dos alunos, fomos presenteados com exemplos de emancipação que invadem os escritórios a procura de solução ou voluntária, ou judicial ou legal.
Pessoalmente percebo que quando os professores atingem determinada "intimidade" com a turma, aquela decorrente de já se dirigem aos alunos pelos prenomes e nomes, distinguirem textos do fulano e do ciclano..., a aula cresce na medida de sua grandeza com a interatividade entre todos e aprofunda com um mergulho ativo na reflexão.
Olhar criticamente para as normas, sejam elas princípios ou regras e atestar sua efetividade de aplicação, ou seja em quais casos (reais ou formais) tal situação se tipifica é o exercício mental permanente dos acadêmicos instigados pelo professor.Tenho me entusiasmado ao navegar por tais mares.
A aula de hoje tomou um viés surpreendente.
O que normalmente vinha formatado, sob medida, planejado em tudo, inclusive nas suas pausas milimétricas; tomou gosto pelo pragmático.
A aula de D. Civil desta noite, talvez pela pouca platéia, talvez pela atenta e sedenta platéia, conseguiu nos fazer aprender sobre o artigo 5 e seus incisos do CC, de modo inovador. Tal logo o aspecto teórico infiltrou na mente dos alunos, fomos presenteados com exemplos de emancipação que invadem os escritórios a procura de solução ou voluntária, ou judicial ou legal.
Pessoalmente percebo que quando os professores atingem determinada "intimidade" com a turma, aquela decorrente de já se dirigem aos alunos pelos prenomes e nomes, distinguirem textos do fulano e do ciclano..., a aula cresce na medida de sua grandeza com a interatividade entre todos e aprofunda com um mergulho ativo na reflexão.
Olhar criticamente para as normas, sejam elas princípios ou regras e atestar sua efetividade de aplicação, ou seja em quais casos (reais ou formais) tal situação se tipifica é o exercício mental permanente dos acadêmicos instigados pelo professor.Tenho me entusiasmado ao navegar por tais mares.
Postado por Paula às 19:21 no blog: http://www.fatojuridico.blogspot.com/
3 comentários:
Paula, pra mim esta interação (troca) saudável entre professor e aluno é a coisa q mais me fascina na vida acadêmica...
estava com saudades de vc
abraço, mike
p.s.: qdo puder, aparece por lá no além do cerrado
vc gosta mesmo do teu curso. gosto de ler a tua empolgação... =P
nossa, saudades suas...
quanto ao texto, acho que é disso que mais sinto falta já que hoje não faço mais parte desse mundinho em particular...
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